Quais estratégias de diferenciação para a sua marca você deve considerar em 2024?

Publicado em 15 . 01 . 2024

Helio Moreira

Formado em Publicidade, pós-graduado em Design de Embalagem e em Design Thinking e com especialização em Branding. Em 2011 atuou como consultor de marketing na Revista Exame PME. É membro do Grupo de Jovens Empreendedores do CIESP e palestrante nas áreas de Branding, Design e Marketing. Atualmente também leciona aulas para o MBA em Branding da Trevisan Escola de Negócios, no módulo de Design Thinking aplicado aos negócios. São mais de 15 anos de experiência e sempre que pode Hélio Moreira também colabora com artigos sobre gestão de marcas, marketing e design para o Estadão, Revista Exame PME, Folha de S. Paulo, entre outros veículos.

O ano de 2023 não foi nada fácil e confesso que vai ser mais complexo em 2024.

 

Em uma rápida revisão do ano passado, vemos que as incertezas sobre a paz em conflitos bélicos no Oriente, a instabilidade que circunda os governos da Europa, América do Norte e por que não, da América Latina, indicam que os mercados de bens e commodities podem sofrer impactos de longo prazo, resultando em dificuldades para as economias regionais ao redor do planeta.

 

No Brasil, o impacto não será diferente.

 

E onde você e sua empresa estão inseridos neste contexto? Eu digo que você está no centro disso, no olho do furacão.

 

E digo mais, se você não se mexer e criar as melhores estratégias de diferenciação para a sua marca, os seus concorrentes o farão. A competição por atenção do mercado exige constância e esforço para se diferenciar e, principalmente, permanecer atraente perante as novas necessidades e exigências do mercado. 

 

Você e sua empresa estão preparados?

 

Na biologia do desenvolvimento humano, diferenciação é o processo no qual as células vivas se “especializam”, gerando uma diversidade celular capaz de realizar determinadas funções. Estas células diferenciadas podem atuar isoladamente, com mais autonomia dentro de um sistema, criando seres humanos com uma IDENTIDADE PRÓPRIA, mesmo tendo uma mistura de genes. Cada ser humano tem uma fisionomia física, que em alguns casos é simular ou parecida com a de outro ser humano, mesmo que ambos não sejam gerados pelo mesmo gene. Como exemplo, temos o grupo das loiras, das morenas, das negras, dos mais altos, dos mais baixos, e assim por diante.

 

Quem já se pegou comparando um artista famoso com uma pessoa próxima? – “Nossa, aquela mulher se parece com a Jennifer Lopez, ou com a Paola Oliveira.” – Essa é uma figura de linguagem, usada para relacionar dois ou mais elementos,  baseados em seus aspectos semelhantes.  

Esse é um exemplo da semelhança entre Rachel McAdams e a Paolla Oliveira.

Porém, nem tudo que se vê é efetivamente igual. Apesar dessa similaridade física, existem alguns fatores de diferenciação que identificam quem é quem. O seu DNA e a sua DIGITAL, é uma delas. Esse é um fator de diferenciação relevante nos seres humanos, mas quando vamos para o mundo dos negócios e das marcas, como determinamos o fator diferenciação de um produto ou serviço do outro ?

 

Para reforçar essa tese, vamos partir do princípio do QUE SIGNIFICA SER DIFERENTE ? 

 

Na sociedade em que vivemos, logicamente, ser diferente é não ser igual. Porém, temos algumas questões que nos colocam em um padrão de comparação, e que de certa forma quase nos igualam com os demais que possuem o mesmo estereótipo que o nosso. A comparação física, por exemplo: alto, baixo, magro, obeso, etc., que nos seleciona pelo que se vê e acaba nos incluindo dentro de um modelo padrão, como a comunidade dos que estão acima do peso, ou dos que estão abaixo do peso, e assim sucessivamente. Neste caso, esse foi o critério comparativo utilizado para diferenciar um ser humano do outro.

Isso significa, de forma simples, que nós integramos uma categoria e apresentamos uma correspondência com uma referência num dado processo de comparação. Ou seja, existem algumas variáveis possíveis nesta equação, onde o mais certo será encontrarmos simultaneamente aspectos que nos aproximam e aspectos que nos distinguem quando nos comparamos com alguém. Esse é o grande desafio quando falamos de diferenciação de uma marca pessoal ou de uma marca comercial no mundo dos negócios.

 

A DIFERENCIAÇÃO é uma das formas para se destacar no meio da multidão. Por exemplo, se você é um Advogado, Dentista, Médico, Fisioterapeuta, Arquiteto, no mercado, fica difícil distinguir quem é o melhor ou quem é o especialista. Todos possivelmente tiveram uma formação acadêmica similar ou igual a outros profissionais pelo mundo. Mas, com certeza, cada um tem o seu DNA e sua DIGITAL profissional.

 

E o que diferencia você como profissional dos demais profissionais

que estão competindo pela mesma oportunidade de emprego ou de

geração de negócios ?

 

Para criar uma estratégia coesa de diferenciação, você precisará encontrar caminhos, atributos, pontos de percepção e diferenciação no qual o público-alvo que deseja atingir enxergue valor na hora de te contratar. Uma imersão nesses aspectos podem contribuir para construir o seu diferencial. 

 

Vamos fazer um exercício para reflexão sobre marca pessoal. Analisando as duas fotos abaixo, na sua percepção, quem é o melhor advogado?

 

 

Fica difícil identificar quem é o melhor, certo? Principalmente quando o único fator de percepção que temos para análise é uma foto estática, no mesmo ângulo, com as mesmas vestimentas, postura e cores. Neste caso, fica praticamente impossível definir quem é o melhor.

 

Vamos fazer o mesmo exercício na área da saúde. Olhando as fotos abaixo, na sua percepção, quem é a especialista em Neurocirurgia e quem é a Clínico Geral ?

 

Pode parecer um exemplo simples, mas muitos profissionais ainda cometem esse erro na hora de vender sua imagem no mercado de trabalho ou para o mundo dos negócios. 

 

Uma boa foto, com um  logotipo e website, sem uma boa estratégia de diferenciação, não transmite seus principais atributos. É preciso compor um conjunto de diferenciais e atributos de forma que esteja alinhado a sua identidade, como pessoa e como profissional, que impactam e atraem a percepção do seu público-alvo e do mercado. Todos esses atributos, e um toque de criatividade e intencionalidade, podem dar o tom de diferenciação para a sua marca.

 

É preciso analisar dados, coletar informações estratégicas, identificar gatilhos mentais que nos ajude a criar mensagens de impacto para a sua marca, projetando intencionalmente a sua imagem com um tom de provocação e ousadia e descolando você dos concorrentes. Um outro exemplo simples, mas que pode ajudá-lo na reflexão. Analisando as fotos dos profissionais abaixo, na sua percepção, qual deles é o Bombeiro?

Provavelmente você foi influenciado pela cor vermelha da camiseta, ou talvez pelo físico mais atlético do modelo da foto. Já que a cor da pele, cabelo, barba e a fisionomia de ambos são similares. Ou seja, essas características de cor e forma física, na sua percepção, são levadas em consideração no processo de escolha. 

 

Esses gatilhos mentais influenciam o processo de decisão e fazem o seu potencial cliente ou empresa ao qual você deseja ser contratado, usar esses gatilhos para tomar a melhor decisão na hora de contratar você e não o seu concorrente. 

 

Para isso, é preciso analisar quais são os gatilhos de diferenciação mais relevantes em você e que o seu cliente utiliza como base na hora de contratar os seus serviços ou produtos. 

 

Quais atributos eles mais valorizam no processo de decisão ? Você tem esses atributos ? Eles estão bem posicionados nos seus canais de comunicação e nas suas atitudes de intenções comerciais? E, o principal: como você conta a sua história e explora seus diferenciais utilizando as melhores estratégias de branding para convencê-lo de que o seu serviço ou produto é o melhor e mais eficiente.

 

Quando falamos de ser diferente, falamos de criar marcas com mensagens intencionais, com o objetivo de provocar, atrair e se aproximar do público desejado, vendendo muito mais do que um produto ou serviço, mas sim uma experiência encantadora e de alto valor percebido. Afinal, esse é o objetivo de se criar uma marca.

 

As marcas estão relacionadas a respostas emocionais, e por isso são tão importantes no mundo dos negócios. 

 

“As pessoas nem sempre se lembram do que você diz ou mesmo do que você faz, mas sempre se lembram de como você as fez sentir.” – Maya Angelou

 

Esse é o seu grande desafio esse ano. Em primeiro lugar é entender que não existe fórmula mágica, ou um modelo padrão. Cada pessoa, cada negócio tem o seu DNA e a sua DIGITAL. Lembre-se, no universo dos refrigerantes, você nunca vai ser uma Coca-Cola. No universo da advocacia, você nunca vai ser um Pinheiro Neto. Na medicina estética, você nunca será o Ivo Pitanguy. No segmento dos influencers digitais, você nunca será um Whindersson Nunes, Rodrigo Hilbert ou o Casimiro. 

 

Eu poderia citar vários exemplos de estudos de casos como Starbucks, McDonald’s, Apple ou a Tesla. Mas nada vai ser mais essencial do que manter o foco principal em você, no seu negócio, no seu próprio DNA e marcar o seu mercado com as suas próprias digitais. 

 

A banda UTOPIA, que tocava músicas de outras bandas famosas, não conseguiria ser conhecida pelos seus potenciais seguidores e consumidores se não tivesse enxergado o seu diferencial com mais autenticidade, criatividade e diferenciação. O mentor e produtor Rick Bonadio fez esse trabalho com muita competência ao identificar o DNA da banda MAMONAS ASSASSINAS, através da sua principal digital. O humor musical sarcástico, realista e extremamente diferente para o momento e o perfil de público da época.

 

Portanto, não se compare, seja autêntico. Ninguém chega à sua melhor marca, sentado, esperando. Procure extrair da sua marca pessoal, e ou da sua marca profissional, o que há de exceção entre você e seus concorrentes, usando a estratégia de diferenciação. 

 

Um caso bem emblemático e recente é uma marca que vem crescendo na indústria de remédios genéricos. Quando falamos genéricos, automaticamente ligamos a palavra a algo sem valor, ou com um valor percebido baixo. Porém, a CIMED com muita criatividade e ousadia, mostrou em sua estratégia que remédios genéricos tem MARCA. ( https://cimedremedios.com.br/ )

 

Com o mercado cada vez mais competitivo, a comparação entre marcas é uma das fases mais importantes e decisivas da jornada de compra dos consumidores. Para reduzir as perdas nesta etapa é preciso destacar os demais produtos existentes no mercado. A CIMED começou a mudar a sua forma de pensar e a maneira de comunicar seus atributos e diferenciais. Esse é o detalhe de uma boa gestão de marca.

Com a cor amarela ela demarcou seu território, redesenhou seu logotipo e toda identidade visual, sendo esse um dos pontos de contato que em uma estratégia cria um grande impacto de diferenciação perante os concorrentes. Além disso, com muita criatividade, eles criaram rituais para a marca com um tom de voz e uma linguagem de comunicação que se aproximasse mais do seus stakeholders. 

A cultura da marca foi estabelecida através dessa estratégia. Entre esses stakeholders, o público B2B, das farmácias “sem marca” de bairro, que poderiam alavancar seus negócios com uma marca forte e uma margem boa. E, consequentemente, o B2C, criando ações através de desejos e necessidades de seus consumidores, para que eles conhecessem a empresa, seus produtos e procurassem pela sua marca nas farmácias. Um desses produtos, o Carmed, um brilho labial, virou febre através da estratégia com influencers e fez a empresa faturar R$ 15 milhões, tornando o produto líder do mercado em 2023. ( https://exame.com/negocios/apos-faturar-r-250-milhoes-com-o-carmed-cimed-aposta-num-espaco-de-experiencia-com-o-brilho-labial/ )

Para você aplicar em sua marca pessoal, e comercial, a estratégia de diferenciação com mais coerência e consistência, seguem algumas dicas criadas por Michael Porter, professor de administração e economia da Harvard Business School. A diferenciação faz parte de sua obra “Competitive Strategy”, onde ele traz 3 estratégias para fidelizar clientes e ganhar destaque no mercado, são elas: diferenciação, experiência e foco. 

A estratégia começa a partir de uma análise da concorrência, mapeando produtos, serviços, público-alvo, comportamento e ações que diferenciam essa empresa das demais. Trata-se de colocar algumas ações de branding em prática na empresa, visando conquistar os clientes. Essas ações devem ser direcionadas a três frentes: 

  • Customer Experience; 
  • Comunicação e Marketing;
  • Produtos e serviços; 

1. Construa autoridade – Uma das primeiras coisas que você deve buscar para destacar-se no mercado é se tornar uma autoridade nos assuntos que envolvem o seu nicho de atuação. Sua empresa e colaboradores devem ser reconhecidos como especialistas no segmento. Para isso, você deve desenhar uma estratégia de conteúdo que pode envolver um blog, redes sociais, materiais ricos etc. 

2. Escute quem já está com você – Já reparou como essa é uma dica/passo recorrente em inúmeras técnicas de venda? E não é por acaso. Ouvir o cliente é uma maneira muito eficaz de entender uma série de questões importantes sobre sua empresa, seu produto e o atendimento que está oferecendo. Você pode fazer isso por meio de pesquisas de satisfação, questionários, entrevistas ou feedbacks.  

3. Defina o seu diferencial – Pode ser o preço, a qualidade do produto ou serviço, marketing viral, atendimento diferenciado, cor, storytelling, etc. Você precisa encontrar o seu ponto forte e investir ainda mais no que trará destaque para sua empresa no mercado. Para isso, será necessário fazer uma análise completa do seu negócio, para então estruturar uma estratégia de diferenciação a partir do que for identificado. 

Enfim, espero que essas reflexões ajudem você na sua jornada em 2024. Desejo prosperidade na vida e nos negócios. Meu objetivo com esse artigo é compartilhar parte do meu conhecimento para ajudar pessoas e negócios a criarem marcas de alto valor.

 

Criamos raízes onde existe troca, comentários e dicas. Sugestões de melhorias são super bem-vindas. Se gostar desse conteúdo, considere compartilhar e/ou deixar o seu comentário.

 

Helio Moreira | Especialista em Personal Branding e Diferenciação para Negócios e Marcas. Você pode conhecer mais do meu perfil acessando o meu Linkedin ou o meu instagram @h.m.branding | @newgrowing | www.newgrowing.com

Veja mais

1
Olá 👋 Como posso te ajudar hoje?