Uma das maiores dúvidas que os advogados têm sobre branding é como construir e gerenciar uma marca pessoal forte enquanto mantêm a ética profissional e a confidencialidade dos clientes.
Eles sempre me perguntam:
Eu vou abrir um escritório, preciso de um logotipo?
Vamos ressignificar e esclarecer primeiro o que é MARCA. Na sua percepção MARCA é um logotipo e uma identidade visual. Porém, na percepção do seu cliente, essa etapa é apenas um dos pontos de contato e não o principal. Vou te explicar o porque ao decorrer do artigo.
MARCA não é um logotipo com símbolo de balança e martelo.
MARCA é a PERCEPÇÃO que as PESSOAS geram de você, quando você sai da sala.
Você já parou para se perguntar qual é a percepção que os seus clientes têm de você ?
Esse é o primeiro passo para um ADVOGADO que deseja se tornar uma marca. Saber OUVIR.
Exemplos concretos que podem ilustrar
Seu CPF vale muito mais que o seu CNPJ. Sua reputação, relacionamento, eficiência e repertório, tem um valor imensurável. Se souber usar, vira ouro. Se desperdiçar, vira lata.
Serão mais de 2 milhões de advogados até 2030. Pode começar a fazer a conta.Onde você vai se Posicionar para se diferenciar? Todos os advogados precisam entender até que ponto podem promover a sua marca, sem violar as normas éticas da profissão. Mas antes de querer se promover, eles precisam definir alguns passos que antecedem esse movimento.
O primeiro passo – TERCEIRIZE suas fraquezas.
Essa advogada é Mestre em Direito e Professora à 23 anos na FGV DIREITO DE SP. Ela traduz muito bem a importância de construir uma marca forte.
Qual é o melhor modo de se destacar em um mercado competitivo?
Sendo visto e lembrado. Com tantos advogados disponíveis, muitos se questionam sobre as estratégias de branding que realmente funcionam para atrair clientes.
Aparecer de qualquer jeito não é o melhor caminho. Temos muitos advogados APARECIDOS e não APARECENDO. Você vê, mas não observa – Segundo Sherlock Holmes, nem tudo que você vê é o que consegue observar com profundidade. Justamente por estar inserido no olho do furacão.
Uma MARCA FORTE se torna INTERESSANTE e não INTERESSEIRA.
Deixa o seu EGO de lado. Você não sabe tudo e não é o melhor em tudo.
Aliás, o advogado mais conhecido, mais coerente, que compartilha conhecimento e envolve as pessoas, sempre ganha do advogado que é melhor intelectualmente e mais preparado. Porém, introspectivo, em alguns casos egocêntrico, em outros casos com medo de se expor e ser julgado.
A linha de racícionio é lógica e direta | https://www.youtube.com/shorts/qrTozPysJvI
Muitos advogados lutam para articular o que os torna únicos e como isso se traduz em benefícios para os clientes. Mas não sabem por onde começar.
Muitos tem até uma idéia do que querem fazer. Outros acompanham advogados fazendo e querem replicar, achando que vai dar certo seguir a mesma linha. Sendo que cada advogado, cada profissional é único e tem o seu propósito muito claro.
Não se compare. Não copie. Seja autêntico, exclusivo e natural. Mas seja intencional.
Comunicação fluída sem intencionalidade, não é uma comunicação efetiva. Você vai escrever, investir seu dinheiro, dedicar o seu tempo e atenção e não vai ter resultados
Tenha um PLANO TÁTICO. Nenhum comandante levanta voo sem um plano de voo.
Para onde você quer ir? Onde deseja chegar? Como você fará para chegar lá?
O que te move? Qual a sua proposta para se tornar atraente para o seu público-alvo?
Como você conquistaria a confiança de todos para subir nesse voo com você.
Sua cultura e sua essência tem valor. O caminho é esse https://www.youtube.com/shorts/mafCqrxEPrA
A escolha entre redes sociais, blogs, sites pessoais e outros canais de marketing é uma preocupação comum.
Essas dúvidas refletem a necessidade de um entendimento claro sobre BRANDING dentro do contexto jurídico, onde a reputação e a confiança são fundamentais.
O diagnóstico vai coletar os dados, os dados nos darão o norte para construir a mensagem e definir os canais de distribuição. O plano de ação vai nos direcionar para o caminho. Tudo com criatividade, projetando uma ideia, um conceito e não querendo vender um serviço sem graça, incompreensível e igual a todo mundo.
Você não sabe como contar a sua própria história? Ou até sabe, mas não sabe como torná-la interessante para o seu público? Esse é o maior desafio para um advogado, que não tem como ponto de diferenciação a criatividade e principalmente o conhecimento das técnicas de comunicação, design, ciências comportamentais e estratégia de persuasão no branding.
BRANDING é um verbo. Segundo Jaime Troiano, é um verbo no gerúndio, justamente porque precisamos estar atentos aos desafios e às oportunidades do mercado. Mantendo-se em movimento, se reinventando e reposicionando, conforme as necessidades.
Ficar parado, nunca será a melhor escolha.
Definir como construir a sua MARCA é a primeira etapa do planejamento de Branding para advogados. Com um plano de voo em mãos, você vai conseguir definir onde deve investir primeiro o seu tempo, sua atenção e o seu dinheiro.
Os objetivos devem ser alcançáveis e mensuráveis. Além disso, é importante que sejam desafiadoras, mas não impossíveis. Afinal, o desafio motiva, a impossibilidade frustra. E, é claro, o acompanhamento dessas metas garante que você alcance os resultados esperados.
Se gostou desse artigo, deixe seus comentários e compartilhe com outros profissionais.
AUTOR | Helio Moreira | @h.m.branding | www.newgrowing.com |
Especialista em Branding para escritório de Advocacia e Mentor de Advogados ajudando na construção da sua marca pessoal. | https://hmbranding.com.br/advogado-fora-da-lei/